Banco De Sêmen Terapêutico

A finalidade de um Banco de Sêmen é manter armazenado sêmen (espermatozóides), por tempo indefinido, congelado em nitrogênio líquido (196 graus C negativos) para utilização futura em inseminação artificial ou outras técnicas de fertilização assistida para se conseguir gravidez.

Indicações

1. Todo homem em idade reprodutiva que irá se submeter a tratamentos contra o câncer que possam levar à infertilidade irreversível como quimioterapia e radioterapia, em cirurgias de testículo e próstata. As coletas de sêmen para criopreservação devem ser antes do início de qualquer tratamento, por mais “leve” que seja.

2. Antes da cirurgia de Vasectomia.

3. Nos casos de dificuldades para coleta do sêmen prévio a tratamentos de reprodução

assistida.

4. Coleta de sêmen fora do dia do procedimento de Reprodução Assistida evitando o estresse da coleta.

5. Congelamento de sêmen de homens que trabalham em profissões de alto risco de ficarem inférteis como trabalhadores em industrias químicas, expostos a agrotóxicos, pesticidas, chumbo ou com exposição a radiações ionizantes e mergulhadores de grande profundidade.

6. Atletas profissionais com risco de injuria testicular.

Como é feito

O sêmen coletado é analisado para verificação da concentração de espermatozóides e motilidade. Uma solução à base de glicerol é adicionada ao sêmen de forma gradativa com a finalidade de proteger os espermatozóides dos possíveis danos causados pelo congelamento. O sêmen diluído é colocado em recipientes plásticos resistente ao congelamento, identificado, congelado e mantido à temperatura de 196 graus C negativos, em recipientes com nitrogênio líquido, por tempo indefinido.

Quando utilizar

O sêmen congelado é utilizado para inseminação artificial ou para fertilização in vitro. O médico fará acompanhamento do ciclo menstrual da mulher, que estará ou não recebendo medicamentos para indução da ovulação, e assim, realizar o procedimento de inseminação ou fertilização in vitro no momento mais adequado para se conseguir a gravidez. Neste dia o sêmen é descongelado e através de técnica de centrifugação os melhores espermatozóides são selecionados para o procedimento.

Aldair Fernando
Serviços
Publicado em 12/06/2013 15h30